sábado, abril 08, 2006

O acto médico está pela hora da morte

Aviso a todos os machos que lêem este blog:
Este post é susceptível de afectar os homens mais sensíveis. Contém referências técnicas relacionadas com exames ginecológicos e coisas assim que as mulheres costumam fazer, que não se percebem bem o que são e que quando elas começam a explicar metem uma impressão do caraças, que a gente é modernos, mas com juízo.

E agora, o post propriamente dito:

Isto parece uma anedota, e visto bem, se calhar é. Os meandros das comparticipações da ADSE não cessam de me surpreender, e espelham bem o País de merda em que vivemos, desculpem lá a expressão.

Pois que fui a consulta de Ginecologia, devidamente comparticipada pela ADSE. Alegria. Durante a consulta, o senhor Doutor tratou de recolher amostra para se realizar a citologia.

E o que é uma citologia, poderão perguntar? Uma citologia é um exame em que se faz a colheita de material do colo do útero, o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia.

(por esta altura, todos os homens que aguentaram ler isto até aqui já vão por esta altura a correr, espavoridos, na direção da televisão mais próxima que esteja sintonizada na Sport TV).

Agora, reparai na maravilha desta subtileza: a consulta de ginecologia foi comparticipada. O exame no laboratório também vai ser. Mas o acto médico de recolher o material do colo do útero, isso não é comparticipado. Arrota aí com 20 euros, que isto do acto médico de retirar material para análise num sítito destes, é coisa que nem tem nada a ver com a consulta, está-se mesmo a ver, eu é que tenho a mania de ir ao médico da especialidade para fazer isto, esquisitices, qualquer mecânico de automóveis, ou canalizador poderia talvez, aí por metade do preço...

Tipo, a malta vai ao médico com uma constipação, a ADSE comparticipa a consulta sim senhor, mas ai, ai, ai, se o médico pegar no estetoscópio, atenção, que o acto médico de auscultar o paciente a ver se tem os pulmões apanhados, isso a ADSE já não está cá para comparticipar, era o que faltava!...

Ah! Falta só dizer que este exame (a citologia) é fundamental, devia ser feito por todas as mulheres uma vez por ano, e serve, entre outras coisas, para detectar precocemente o cancro do colo do útero...

5 comentários:

Pedro Aniceto disse...

Esse "acto médico" tem sido feito pela módica quantia de 4.70 Euros (tudo incluído) nos serviços de consulta externa da Maternidade Alfredo da Costa, Não faço ideia de onde você está, mas fica a informação. E as marcações são rápidas.

blimunda sete luas disse...

Olha, positivo. Confesso que nunca pensei que a malta pudesse ir lá directo marcar consulta. Vou pensar nisso. Muito obrigada!

Pedro Aniceto disse...

Pergunte o que quiser! Por razões de doença da minha mãe, tenho um curso de Alfredo da Costa...

Débora disse...

Nem sei bem como, ma cá me intrometi no blog. E gostei. Mas quer dizer... publicidade enganosa da ADSE?... Não se faz!

blimunda sete luas disse...

Cara Spotless, que sejas bem vinda.

Que isto de comentar nos blogs ainda vá que não vá.

Agora, o acto blóggico de introduzir o nome de utilizador na caixa de comentários, isso sim, é do caraças! ;-)