Encontrei-a por acaso na frutaria. Já estava na caixa para ir embora mas ainda lhe faltavam umas maçãs verdes que queria comprar, perguntava à menina da caixa onde estavam.
Eu à espera com os meus limões para registar, juntei-me ao esforço de perceber o que pretendia a velhota, sem maior capacidade de se exprimir do que isto, dizendo que queria maçãs verdes. Das que fazem bem aos intestinos.
Seriam as reinetas, perguntei, disse ela que se calhar sim, a desorientação a ver-se-lhe bem nos olhos, apontámos e quando as viu disse que não, que não era nada daquilo. Eram umas maçãs verdes, que faziam bem aos intestinos, mas que se calhar afinal eram peras, e que deixássemos estar, iam da próxima vez. Rematou dizendo mais para ela que para nós, "estou mesmo maluca...", com a voz cheia de frustração e embaraço por não se conseguir fazer entender.
Consegui adivinhar que as maçãs verdes afinal eram kiwis, veio a alegria de se encontrar o fio à meada que andava perdido no meio do vazio. O mundo retomou a sua marcha normal.
Saí com os meus limões e com muita vontade de chorar. Ninguém devia passar por esta infelicidade de se ser traído pelo próprio corpo, deixando-nos incapazes para sermos autónomos, encarcerados dentro da própria cabeça, sem podermos comunicar, gradualmente a esquecermo-nos de quem somos. E ninguém devia estar sujeito a ver os que ama passarem por esta infelicidade.
Tocou-me muito fundo aquela velhota hoje. A minha mãe está na mesma, se não estiver pior. O futuro não prenuncia nada de bom.
7 comentários:
Olá! Já te visito há largos meses. Descobri-te através do Pedro Ribeiro! Mas hoje sinto-me "obrigada" a comentar... ou expressar!
Pura e simplesmente devia ser proibido... perder capacidades, faculdades e tudo mais... Não há nada mais triste e frustante de se ver...
Não csg fazer ideia do que será passar por isso... Mas conheço a frustação e o sentimento de incapacidade de assistir...
Eu percebo-te e é muito mau e assistir sem nada poder fazer para mudar isso...
bj**
Sem dúvida Bli ... há partes dificeis, mesmo dificeis de viver e entender.
Entendo ...Situação complicada... destes que vivem em permanente conflto.
bj
Devíamos envelhecer com os principais actividades mentais e físicas intactas…mas Deus achou que não…enfim!
Bj*
Ola
Passa no meu blogue,tens um desafio.
Beijinhos e abraços.
Fiquei com lágrimas nos olhos, é só o que posso dizer.
Por mais que tente não consigo aceitar estas injustiças que a vida comete.
Um beijo
Enviar um comentário