sábado, janeiro 03, 2009

Maçãs verdes

Encontrei-a por acaso na frutaria. Já estava na caixa para ir embora mas ainda lhe faltavam umas maçãs verdes que queria comprar, perguntava à menina da caixa onde estavam.

Eu à espera com os meus limões para registar, juntei-me ao esforço de perceber o que pretendia a velhota, sem maior capacidade de se exprimir do que isto, dizendo que queria maçãs verdes. Das que fazem bem aos intestinos.

Seriam as reinetas, perguntei, disse ela que se calhar sim, a desorientação a ver-se-lhe bem nos olhos, apontámos e quando as viu disse que não, que não era nada daquilo. Eram umas maçãs verdes, que faziam bem aos intestinos, mas que se calhar afinal eram peras, e que deixássemos estar, iam da próxima vez. Rematou dizendo mais para ela que para nós, "estou mesmo maluca...", com a voz cheia de frustração e embaraço por não se conseguir fazer entender.

Consegui adivinhar que as maçãs verdes afinal eram kiwis, veio a alegria de se encontrar o fio à meada que andava perdido no meio do vazio. O mundo retomou a sua marcha normal.

Saí com os meus limões e com muita vontade de chorar. Ninguém devia passar por esta infelicidade de se ser traído pelo próprio corpo, deixando-nos incapazes para sermos autónomos, encarcerados dentro da própria cabeça, sem podermos comunicar, gradualmente a esquecermo-nos de quem somos. E ninguém devia estar sujeito a ver os que ama passarem por esta infelicidade.

Tocou-me muito fundo aquela velhota hoje. A minha mãe está na mesma, se não estiver pior. O futuro não prenuncia nada de bom.

7 comentários:

Bublina disse...

Olá! Já te visito há largos meses. Descobri-te através do Pedro Ribeiro! Mas hoje sinto-me "obrigada" a comentar... ou expressar!

Pura e simplesmente devia ser proibido... perder capacidades, faculdades e tudo mais... Não há nada mais triste e frustante de se ver...
Não csg fazer ideia do que será passar por isso... Mas conheço a frustação e o sentimento de incapacidade de assistir...

Sílvia disse...

Eu percebo-te e é muito mau e assistir sem nada poder fazer para mudar isso...

bj**

redjan disse...

Sem dúvida Bli ... há partes dificeis, mesmo dificeis de viver e entender.

Anónimo disse...

Entendo ...Situação complicada... destes que vivem em permanente conflto.
bj

Vitor disse...

Devíamos envelhecer com os principais actividades mentais e físicas intactas…mas Deus achou que não…enfim!

Bj*

Vitor disse...

Ola
Passa no meu blogue,tens um desafio.
Beijinhos e abraços.

Ana GG disse...

Fiquei com lágrimas nos olhos, é só o que posso dizer.
Por mais que tente não consigo aceitar estas injustiças que a vida comete.

Um beijo