segunda-feira, agosto 03, 2009

Me liga, vai

"A TUA MENSAGEM FOI ENVIADA CORRECTAMENTE, SORTE NA PROCURA DE PARCEIRO!"

Começou assim ontem à tarde, mensagem enigmática vinda de um 49990 para um telefone que não me pertence, e do qual sou mera utilizadora. Mau, pensei eu, queres ver que a gente vai-se chatear? Logo a seguir, nova mensagem, ainda por cima tratando-me por um gajo em vez de uma gaja:

"OLÁ (...) MUITO PRAZER O MEU NOME É LAURA E SOU DE AVERI (Aveiro?... Who cares?...), TENHO 24 ANOS, POSSO SABER QUE IDADE TENS TU E DONDE ÉS?"

Parti do princípio que a conversa não era comigo, sendo que a minha idade e de onde era eu seria de pouco interesse para a Laura. Mais tarde mudou o tom, deixámos a mera curiosidade amigável para algo que apelava mais ao sentimento:

"E ENTÃO MEU FOFINHO ESTÁS MESMO A DEIXAR-ME COM SAUDADES DE TI, MAS O QUE SE PASSA CONTIGO"

O que se passava, claramente, era um abuso dos meus direitos de consumidora e dos meus dados pessoais, mas pareceu-me que mais uma vez não era de mandar resposta, já que fofinho não sou e o que se passa comigo não dizia respeito ao 49990.

Mas o que foi giro nisto foi a subida gradual de tom. Ora uma vez que a amizade de esplanada de café não tinha resultado, e a conversa lamechas também não, eis senão quando nos deixámos de rodeios e o 49990 foi direito ao que verdadeiramente interessa:

"OLÁ MEU AMOR, ESTAVA A PENSAR CÁ COMIGO E GOSTAVA DE SABER COMO GOSTAS UMA CONA , COM PELOS, OU MESMO RASPADINHA?"

Ora bem. Tirando as opções que tomo em relação à minha própria, devo dizer que isto é assunto sobre o qual, na generalidade, não tenho opinião formada. De moldes que fui averiguar afinal o que é que se passava. Na Linha de Apoio TMN deram-me um número de telefone para me desligar de um serviço ao qual não aderi. Foi o que fiz, ao mesmo tempo que mandei barrar a entrada deste lixo telefónico.

Percebi entretanto que não sou a única vítima. E que os senhores de uma dita empresa chamada "NVia" não têm culpa nenhuma disto, na medida em que só fazem... fazem o quê, deixa cá ver ao link do outro desgraçado... Ah, é isso fazem uma "conexão técnica". A culpa está algures nas malhas da internet e ninguém sabe de quem é, nem quem são os criminosos que induzem pessoas a esta porcaria, nem de que forma (e isso é que é ainda mais grave) têm acesso aos números de telefone que metem no sistema sem o consentimento dos próprios.

Felizmente fui prudente não respondendo, e pelo menos não incorri em custos inúteis para a entidade que paga aquele telefone. Diz que só cobram (2,00 €!) a quem mandar mensagens e entrar neste disparate.

Pois caros senhores da "NVia", como tenho a certeza que vão continuar impunes e ainda vão burlar muita gente pelos anos fora sem que ninguém vos deite a mão, vai daqui a minha mensagem que tem duas vantagens, não vos dá dinheiro a ganhar e deixa-me a mim com a bília mais aliviada: que vão todos levar na conexão técnica, tenha ela pêlos ou não, de forma persistente e violenta, causando-vos muita dor. É o que vos desejo.

2 comentários:

XR disse...

Olha que a mim já me aconteceram umas quantas, sempre relacionadas com o mesmo telemóvel. A situação é semelhante à tua, sou mera utilizadora do equipamento que a entidade colocou ao meu dispor para me poderem ligar à vontade, normalmente durante as férias.

Só que, das duas três: ou este número pertenceu antes a um tal Sr. Rebelo, ou o Sr. Rebelo tem uma dislexia numérica que o leva a dar o número errado a montes de pessoas, ou quem lhe fez os cartões de visita não via bem. Porque ainda não há muitos meses recebi mais uma chamada destinada ao Sr. Rebelo, e isto sete anos depois de me ser atribuído este número. A senhora do outro lado, ante a informação de que se tratava de um engano, ainda pediu para confirmar os algarismos e chegámos à conclusão que não tinha sido ela a marcar mal - tinha mesmo sido o tal Sr. Rebelo a dar o número errado, mais uma vez.

E até há dois ou três anos atrás isto, como se costuma dizer, "era mato", não havendo semana nenhuma sem uma chamada para o Sr. Rebelo. Já me chegaram inclusive a ligar de uma Junta de Freguesia algures perto de Gondomar para me informar que já podia ir levantar o alvará de um café, que não tenho e de que nunca ouvi falar.

A mais recente - já sem Sr. Rebelo à mistura - se tivesse sido semelhante à tua ainda podia ter dado algum problema com a cara-metade: o telefone acusa sinal de mensagem a altas horas da noite e eu, por acaso ainda acordada, fui verificar ... deparando-me com algo assim "Luix, xculpa max eu n xabia ke ela era a tua dama, xou teu amigo na mxma e n te faxia uma cena dexas, tá?" e, uma hora depois, "Luix exte é o teu n???."
Face ao sobrolho carregado, mostrei-lhe o telemóvel com um sorriso meio amarelado, imaginando o rapazola que se foi meter com a "dama" de um amigo e ainda por cima pede desculpas para o número errado.

Era suposto os telemóveis virem facilitar-nos um bocadito a vida em algumas coisas, não era??

Um abraço para ti, Sete-Luas ;)

blimunda sete luas disse...

Hoje até saiu no "Correio da Manhã" uma reportagem sobre coisas deste género. Pelos vistos, está na moda. :-)