quarta-feira, janeiro 20, 2010

Piloto Automático

E digo isto perfeitamente consciente do perigo. Mas o facto é que na maior parte dos dias, no regresso a casa, sinto que venho no mais completo "piloto automático".

Entro no carro, ligo o carro e desligo a mente. Só torno a ligá-la quando estaciono ao pé de casa. Tento pensar no trajecto e não me recordo de nada, é como se estivesse naquele filme em que o tipo tinha um comando e fazia "fast foward".

Durante aquele percurso, a cabeça vagueia pelo que foi, pelo que está para ser, pelos dias que faltam para o fim-de-semana, pelas histórias que vejo na televisão e pelas que quero eu inventar, em suma, pelos mundos que não cabem dentro do automóvel. No entretanto, só uma parte muito restrita do cérebro reage às luzes de stop e aos semáforos, mete mudanças, trava. E quando chego, olho para trás e não sei dizer nada daquele pedaço de tempo que passou por mim, sem que eu passasse por ele.

É certo que o caminho é curto (apenas 9 kms) e já se percorre diariamente há muitos anos. E é também verdade que vou muitas vezes muito cansada. Mas ainda assim, preocupa-me este modo de piloto automático em que caio quase sempre, e preocupa-me também o esforço de concentração brutal que tenho que fazer, para o combater.

Um dia destes ainda sou obrigada a acordar à bruta, é o que é. Uma coisa é certa: o carro não sabe o caminho sozinho.

4 comentários:

Nuno Couto disse...

Penso que isso acontece a muita gente. Mas nesse modo de piloto automático já apanhei um grande susto, e é incrível como o cérebro liga imediatamente e reage de forma instantânea.

who's yo' mama?! disse...

Também a mim me acontece muito isso, o piloto automático... (Ser-me-ia permitido brincar um bocadinho com o feminino da expressão, ou é assunto (o 1º) muito sério? Peço desculpa...)

E gostei muito deste bocadinho: "a cabeça vagueia pelos mundos que não cabem dentro do automóvel."

:)

blimunda sete luas disse...

:-)

Assunto sério? Nada disso. Uma pilota automática também pode ser coisa para distrair uma pessoa! Não?... :-)

who's yo' mama?! disse...

Pois, era mesmo por aí que eu ia entrar. (Bolas, que escolha de palavras...) ;)

Ia dizer que distracção por distracção, antes estar em pilota automática do que em piloto :)

Mas eu, muitas das vezes, não sei o que digo... ;)