terça-feira, fevereiro 22, 2011

Mr. Darcy



Nota: O acesso a esta cena deixou de se poder incorporar, para ver no youtube, vão por aqui: http://www.youtube.com/watch?v=_vhtqVQIBZA

Estou apaixonada por Mr. Darcy. Desde sempre, aliás, já nasci apaixonada por ele. Por este conceito de homem seguro de si próprio até aos limites da arrogância, mas capaz da maior das sensibilidades, ainda que quase sempre dissimulada. Há muitos exemplos de Mr. Darcy por este mundo fora, mas este aqui de cima é para mim o melhor de todos. Melhor ainda que este Mr. Darcy:


Ou este outro Mr. Darcy:



Passo a explicar porque é que me parece que aquele Mr. Darcy do filme "Orgulho e Preconceito", representado por Matthew Macfadyen, é o melhor de todos, e porque é que acho esta cena em particular um verdadeiro espectáculo de representação.

Primeiro que tudo, a voz. Com uma voz daquelas, o tipo podia segredar-me ao ouvido "o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos", ou até uma letra de uma qualquer canção dos GNR, que eu ia para a cama com ele na mesma. É mesmo assim, não há nada mais a dizer.

Mas de regresso a esta cena em particular, independentemente dos atributos físicos (a voz e... e... bem, tudo o resto) o tipo tem aqui um trabalho de actor muito, muito bom. Ok, ela por acaso também não vai mal, mas o ressentimento e outros sentimentos muito negativos levam-me a colocar isso de lado. Ignoremos pois a cabra que teve a oportunidade de uma vida de representar uma cena destas e voltemos ao que interessa. Reparai como ele (Mr. Darcy, o personagem) começa o discurso que tinha previamente decorado ("Miss Elisabeth..."), seguro de que ia despejar tudo de seguida e que iria manter o seu ar altivo de quem comanda tudo. E depois cai o boneco ao segundo 00:43 quando finalmente se confessa: "I love you...". Reparem como de seguida, o "most ardently" é trespassado de emoção, completamente diferente do discurso inicial. E depois, entre o minuto 3:40 e 3:57, quase sem palavras, vejam: tristeza, desilusão; amor; desejo; e finalmente, de novo o orgulho e a altivez. Espectacular. Lindo. Homens, aprendam: é disto que se fazem os sonhos!.. (suspiro).

Pesquisando um pouco mais sobre o amor da minha vida, constato que este Mr. Darcy, pasmem-se as almas, é casado. E fico a perguntar-me: haverá ainda neste mundo algum Mr. Darcy que não o seja?... ;-)

11 comentários:

Pedro Aniceto disse...

Eu ia escrever aqui uma coisa, mas provavelmente ia arrepender-me.

blimunda sete luas disse...

Assim escreveste uma coisa na mesma, mas de forma a não te arrependeres!... ;-)

Pedro Aniceto disse...

Era bastante constrangedor. É um facto. Não o escrevi mas prepara-te para ser surpreendida quando menos esperares. AHAHAHAHAH (Gargalhada maquiavélica)

blimunda sete luas disse...

Medo!... :-)

Francesca disse...

eu cá continuo a preferir o Colin Firth...tão querido!

http://mefrancesca.blogspot.com

manue disse...

really? para mim o Mr Darcy é o Colin Firth...perfeito perfeito e sexy. E só apetece dar chapadas à Elizabeth para ela se aperceber que ele é perfeito para ela.
Obviamente leste Bridget Jones the Edge Of reason? E aquele cena da Bridget entrevistar o Colin Firth sobre a cena de sair do lago na Série Pride and Prejudice? eh eh

blimunda sete luas disse...

Sim, li a Bridget Jones e convenhamos, o Mark Darcy é apenas uma versão contemporânea do Mr. Darcy. Mas a série de televisão da BBC nunca acompanhei. Também adoro o Colin Firth, mas acho que desta vez o tal do Matthew conseguiu superá-lo. :-)

manue disse...

ah tens que ver a série para mudares de opinião! ;)

André disse...

Eh lá, atenção que este senhor (Matthew Macfadyen, que nem sabia o nome) faz um papelão na série "Os Pilares da Terra", lamentavelmente, para si, como frade.

De qualquer maneira, fica a nota ;)

blimunda sete luas disse...

Ser frade não quer dizer que esteja morto, darling!!!... ;-)

Unknown disse...

Concordo em absoluto com as pessoas que dizem que o MELHOR Mr. Darcy é o COLIN FIRTH.

Só mesmo vendo a série (e eu já vi algumas dez.... de vezes). O filme e o ator do mesmo não lhe chegam aos calcanhares, já para não falar da atriz que não tem nada de Elisabeth Bennet, nem no guarda-roupa!!...

A propósito gostei deste Blog e vim aqui por causa da Blimunda, mas vi a foto do Colin e...

Continuação de Bom trabalho e bons postes.