segunda-feira, setembro 25, 2006

Cidália e Julieta

Lá no escritório ninguém gosta muito da Cidália. É um bocado burra, tem um corpo meio desconchavado e nunca diz nada que interesse aos outros à sua volta. Parece uma versão feminina do Mr. Bean. Anda sempre sozinha. As pessoas riem-se à socapa daquela figura que parece sempre deslocada na sua profissão, deslocada nas roupas que veste, deslocada nas coisas que diz quando tenta ser simpática, deslocada dentro de si mesma. Solteirona e encalhada, se ainda não tem os 40 já não falta muito de certeza. Olha-se-lhe para dentro dos olhos e não se vê nada, ninguém sabe que pessoa é, nem o que é que verdadeiramente pensa, se é que pensa alguma coisa.

A Julieta é uma das pessoas que não a grama nem à lei da bala. Não perde uma oportunidade para a reduzir à sua insignificância, de preferência puxando dos seus galões de profissional superior e do seu estatuto de mulher bem casada. No outro dia o sarcasmo roçou a crueldade, quando se referiu a um hipotético namorado, coisa que não consta que exista ou alguma vez tenha existido para a Cidália. Uma boca foleira ao género toma-lá-que-já-te-entalei, especialidade exclusiva de mulher para mulher.

A outra deu-lhe uma resposta já meio entaramelada pela timidez e respeito à hierarquia, rodou nos calcanhares e sentou-se a engolir a frustração virada para o ambiente de trabalho. É uma questão de tempo até que lhe passe pelas mãos um qualquer processo de grande importância para a Julieta, e nessa altura, alguma coisa irá desaparecer ou correr mal, por motivos que ninguém entenderá.

A anos-luz das frustrações desta insignificante Cidália (será que ainda é virgem, coitada), a bem sucedida Julieta encaminha-se para casa tarde a más horas. Não há pressas. Hoje, tal como na maior parte dos dias da semana, tem à sua espera uma casa em silêncio, só terá a companhia do marido lá para as tantas da manhã. Também ele é um homem muito bem sucedido e atarefado.

12 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da estória... mas estou baralhado! Consigo imaginar 3 ou 4 parelhas de Cidálias e Julietas nas redondezas mas naõ sei em quem te inspiraste precisamente e isso irrita-me!

Pedro Aniceto disse...

Bravo!

Bart Simpson disse...

acho que o marido da Julieta tem um caso com a Cidália, mas não digas a ninguém...

Jorge Vassalo disse...

Quando a frustração deixar de ser um impulso para pisar o do lado que parece bem pior, vamos deixar todos de ser ignorantes e parvos. Elevar o do lado aumenta-nos também. Muito bem contado. Parabéns.

Anónimo disse...

Ao contrário do PP acho que sei quem são as personangens, no entanto se não forem as que imagino, cabe-lhes a história na perfeição.

Já agora a Cidália tem no seu nome real as iniciais CP (o que pode parecer Caminhos de Ferro Portugueses, mas não é)...
A Julieta tem no seu nome real as iniciais JO (o que nos leva de imediato para um comediante brasileiro)...

Boa!

blimunda sete luas disse...

Atenção que esta é uma história de ficção, e qualquer semelhança com a realidade não será coincidência, mas é apenas inspiração...

Joana (Dra-D) disse...

Por acaso não estará a Julieta a descarregar as suas próprias frustrações na Cidália?...

Se não, analisem:

- A Cidália, aparentemente, não tem ninguém, mas na verdade ninguém o pode afirmar a 100%, e se não "destila veneno" é porque não estará propriamente mal com essa situação, caso seja mesmo a realidade;

- A Julieta, toda a gente sabe que é bem casada, mas ao fim das contas ela própria passa a maior parte do seu tempo sózinha, por causa da ausência do marido.

A Julieta, acaba por descarregas as suas frustrações de mulher negligenciada por parte do marido, tentando infernizar a vida da única pessoa, que ela acha, que será mais fraca no campo sentimental que conhece...

blimunda sete luas disse...

Cara Joana, nem mais. E acrescentaria, grande erro é presumir que se sabe tudo da vida de uma pessoa. Além de que subestimar uma pessoa fragilizada no campo sentimental é no mínimo perigoso...

Anónimo disse...

Pois tá claro, GAJAS ....

ddm disse...

Isto anda giro anda!
O mal (ou bem!) de estar em casa há algum tempo é que a tendência é para nos esquecermos de algumas coisas...

Anónimo disse...

É o mal da função publica,pois.
solnascente

Anónimo disse...

Pode me adicionar no MSN? Quero apenas conversar sobre a infecção vaginal que voce tem/teve, minha namorada possui uma a mais de 1 ano e eu estou em desespero. Abraços.

MSN: jukz@hotmail.com