quarta-feira, outubro 25, 2006

O crime compensa (?)

Aqui há uns dias atrás terminei de ler os Cem Anos de Solidão. E pensei em vir aqui em acto de contrição, declarar-me uma reles ameba literária que devia mas era estar quieta e não escrever uma porcaria de uma linha que fosse, e quando muito, castigar a minha presunção de escrever alguma coisa de jeito, deitando ao fogo cada uma das minhas tristes histórias à medida que as escrevesse. Isto porque me sinto sempre, enquanto presumida a escritora, muitapequenina defronte de Gabriel Garcia Márquez, daquele poder de imaginação, daquela mestria no domínio das palavras, dos sentimentos, do que existe e não existe.

Logo a seguir, apareceu esta coisa. E aquelas histórias, tão bem guardadas nos meus documentos, confortavelmente instaladas em pasta intitulada "textos originais", começaram a falar, as parvas. A insultarem-me, ainda por cima. A dizerem que sou uma ganda estúpida, uma lesma inútil que nem para ir aos Restauradores registá-las como minhas sou capaz de mexer um dedo. Que podem ser umas tristes amostras de aventuras literárias, mas ao menos estão de acordo com a pasta onde se encontram guardadas, são textos originais. Os meus textos originais.

Mereciam que eu lutasse mais por eles? Eh pá, se calhar sim, se calhar não. Podia andar com eles debaixo do braço e bater a umas portas? Podia, realmente. Mas bem vistas as coisas, aquilo que eu tenho são uns textos mais ou menos, que contam umas histórias assim assim, e a mim ninguém me conhece de lado nenhum.

Querem lá bem saber que sejam mesmo textos originais, mas mesmo mesmo. A triste verdade é que não me chamo Miguel Sousa Tavares ou outro qualquer nome sonante, nunca fui a nenhum reality show, nunca sequer apareci na televisão, não canto nem sou actriz, nem taróloga, nem coisa nenhuma. Portanto não há lugar para mim no mundo da literatura portuguesa...

Adenda: Que isto do Miguel Sousa Tavares transformou-se numa novela cibernauta. Vejam só este, mais este, este outro, e este ainda. Amanhã não se sabe quantos mais terão nascido...

18 comentários:

Anónimo disse...

1.º passo para a resolução do problema:
Ires a um reality Show, JÁ!

2.º passo:
Não escolhes o Canal de TV e tentas ir a pelo menos um dos programas da manhã. AH! e chora, chora bastante...

Ficam agora em aberto outras sujestões dos amigos comentadores, para ver se a rapariga resolve, pelo menos, este problema...

Embora isto não interesse nada, os teus textos não vão dar já Prémio Nobel, não se comparam com o Garcia, nem seria justo para ninguém, mas são bonzinhos, já se viu coisa publicada muito pior.

ddm disse...

Eu ainda não estou em mim... é que eu li o livro, gostei e ainda o recomendei!

Pega lá nos teus textos e começa a trata-los bem porque conhecendo-os sei que eles merecem.

(Aproveita e pergunta-lhes se querem vir lanchar cá a casa, já que a autora... enfim!)

Anónimo disse...

É pá (Xana) não lhe batas mais que ela não tem a culpa sozinha, vamos vre se é este fim-de-semana...

fernando lucas disse...

olha mas nos dias de hoje é muito mais facil fazer um livro.
exite os livros virtuais. usa um blog para escrever o livro.
eu faço-te a capa se necessário.

blimunda sete luas disse...

Muito obrigada! Mas e quanto aos copy/pastes? É que o meu problema é precisamente esse. Publicar virtualmente tudo bem, mas e depois os Miguéis Sousa Tavares deste mundo? Ah poisé...

Pedro Aniceto disse...

Uma colherada: Desde que passei os olhos num livro da Arlinda Mestre descobri que QUALQUER UM pode editar! ;)

fernando lucas disse...

e a Sociedade Portuguesa de Autores? que tal?

blimunda sete luas disse...

Esses gaijos são uns chulos!! Ganha juízo! ;-)

Gaivota disse...

Que medo! Por momentos, quando comecei a ler o teu post, receei que te referisses ao Grande Gabriel Garcia Marquez! Isso é que seria um choque!

Bart Simpson disse...

Quem é Arlinda Mestre?

Anónimo disse...

Tal como o nome indica, ninguém...

P disse...

Eu gostava imenso de ler. Mostras-me? :-)

Beijinhos

Anónimo disse...

Mostra-lhe....

Thiago Forrest Gump disse...

Saudades da Agatha Christie!

O Restaurador Olex disse...

Estimada Blimunda, se optar por manter os escritos fechados na pasta para sempre, é natural que não venha a haver lugar para si no mundo da literatura portuguesa, tão só na blogosfera.

... Não lhe parece?

blimunda sete luas disse...

Pois, caro restaurador, só lhe posso dar razão...

Anónimo disse...

Cara Blimunda,

Repare que a distinção plágio / original tende a complicar-se, pelo menos no caso MST:

Na sequência do triste episódio do assalto anónimo ao blog FreedomToCopy e seu posterior encerramento, os blogs FreedomToCopyFreedomToCopy e FreedomToKeepCopyingFredomToCopy (sic) aparecem agora também limpos de conteúdo. Há um anúncio que informa que foram “hackados” por “Piratas do Equador”.

Surgiu entretanto um outro blog chamado Freedom Copied, que reclama ter herdado e estar a preservar o conteúdo original do Freedom To Copy.

Há plágios que têm uma certa originalidade, não acha?

clara disse...

humm nao gostei nada dos 100 anos de solidao... a repetição é obsessiva.
mas amei "cronica de uma morte anunciada".
fica a sugestao do livro fascinante que estou a ler agora "o perfume", cujo filme vai estrear brevemente.