terça-feira, maio 08, 2012

Eva Nascente. Um conto com banda sonora. #6



Homem, depoimento
A cada pergunta minha surgiram verdades que me esmagaram. À medida que me dava conta do seu mundo de encantamentos e magia, eu pelo contrário descia cada vez mais à terra e compreendia como a nossa história era impossível. Não tenho dúvidas hoje em dia que começou naquela conversa o fim do seu encantamento sobre todos nós. Quanto a mim, descobrir a verdade foi revoltar-me com ela. Continuo a não saber dizer quem, ou o que é ela realmente. Apenas lamento que não tenha conseguido deixar-me estar como estava, sem ter que a encerrar numa definição. Mas não fui capaz, afinal sou apenas humano. Precisei ali mesmo de encontrar um nome para lhe chamar, ou fada ou bruxa, e bruxa foi a minha escolha. Decidi naquele momento que o que sentia não era amor, mas feitiço. E assim com tudo explicado e devidamente encaixado nos seus lugares, apenas quis parar de sofrer. Encerrei a discussão dizendo-lhe o pior de tudo, já não existes para mim.

Eva Nascente, depoimento
A rejeição ditou o fim do meu encantamento. Não aquele que se soltava durante os concertos, porque esse, como já expliquei, foi involuntário, imprevisível, diferente conforme os corações que o recebiam. Refiro-me ao encantamento em que eu própria andei envolvida, esquecendo-me da minha essência e julgando poder assim viver feliz. Não se pode nunca renegar a matéria de que somos feitos, foi essa a lição que tirei a duras penas. E no entanto, um dos meus desejos continuava a ser satisfeito: o de aprender a ser humana. Neste meu aprendizado pude então conhecer o outro lado desta forma de existência, pela mão do mesmo homem que me dera a conhecer o amor. Em vez de paixão, desprezo. Em vez de comunhão, solidão. Pela primeira vez em muito tempo recordei o mundo que é o meu com saudade, outro sentimento que aprendi a conhecer. O problema é que também nesse mundo me sentia agora uma estranha. Ficou então claro para mim que pelos meus próprios passos me tornara numa estranha entre ambos os mundos.
Próxima publicação: 10 de Maio

Sem comentários: