quinta-feira, agosto 25, 2005

40 anos de casa, 65 anos de idade

Ora então, dizem hoje as notícias que o Conselho de Ministros aprovou o diploma que alarga para 65 anos a idade da reforma, e para 40 o número de anos em que é suposto a malta andar a “descontar”.

Isto não é coisa que me preocupe por aí além. Prejudicados a sério devem ficar os colegas que iriam atingir agora, ou nos próximos anos, a idade da reforma de acordo com a anterior legislação. Para esses é que isto é tramado, que já estavam a contar com uma coisa e de repente têm que “amargar” com mais não sei quantos anos…

Agora, euzinha, que ando em funções públicas (não sei porquê isto soa–me algo esquisito…) desde 1993, duvido muito que quando chegar à minha altura este diploma ainda esteja a valer. Aposto que daqui a uns anos, para reduzir o número de desempregados, dão a volta ao disco e desatam a antecipar reformas. Com um bocado de sorte, ainda me mandam para casa mais cedo com indemnização e tudo!

Por outro lado, é algo divertido imaginar-me a poucos anos de me reformar. Ora deixa cá ver: 40 anos de casa. Só vou ter isso em 2033, contarei então a provecta idade de 61 anos. Ou seja, ainda me faltarão mais quatro anos para os 65, que só chegarão em 2037. Por mim, tudo bem. Eu tenho é pena das pessoas que vão estar à minha volta a gramar-me, coitaditas.

Vão sofrer tanto. Vou ser tão impossível de aturar. Se isto já hoje em dia é o que é, quanto mais enrezinada pela idade… Pobres das crianças com o seus 25 anitos de idade que nessa altura estejam sob as minhas ordens. Essas recém-chegadas à Função Pública, que estão hoje em dia a saltar de testículo para testículo, à espera que chegue 2008 para nascerem. E pobres dos jovens trintões dessa altura, ansiosos por uma boa oportunidade profissional, que estarão a salivar pela ocupação do meu posto. Raios partam a puta da velha, é o que dirão os meninos e meninas nascidos em 2000, que hoje em dia vestem bibe e frequentam o Jardim de Infância. Enquanto esta Tiranossaurus Rex não se puser a andar, nunca mais vejo este serviço andar cumadeveser!...

6 comentários:

Eu disse...

Parabéns pelo blog...
fantástico, Adorei!!!
vou ser uma visita assídua!

blimunda sete luas disse...

Joaquim: isso depende tudo de como se vê a coisa. Inutilidade? Salvaguardando algum impedimento físico que a vida possa trazer, o que não falta pr'ái são coisas úteis para a malta fazer depois de reformada. Pessoalmente acho que o trabalho voluntário, por exemplo, é uma boa opção. Só somos inúteis quando fazemos da inércia um estilo de vida, e isto seja em que idade for! ;-)

Eu: Muito e muito obrigada pelo elogio! Serás sempre bem vinda!

Licas disse...

Parabéns pelo blog!
Quanto a esse assunto, está directamente a afectar-me. A minha mãe era uma dessas que vinha este ano "para casa". Os planos era perfeitos. Ficava a "curtir" a neta. Agora a neta foi para o infantário...

1 bjx, licas

Anónimo disse...

Hi people
I do not know what to give for Christmas of the to friends, advise something ....

Anónimo disse...

Hello. Good day
Who listens to what music?
I Love songs Justin Timberlake and Paris Hilton

Anónimo disse...

Real nice! Keep up the great work. Good work. Enjoyed the visit!
- www.blogger.com y
spaghetti alla carbonara