sexta-feira, outubro 13, 2006

Músicas para sonhar

Já não é a primeira vez que me acontece. Hoje de manhã, quando comecei a ouvir no rádio a música do Tom Sawyer, começaram a agitar-se uma montanha de emoções e recordações, e admito, à medida que cantarolava a coisa caiu uma lágrimazita ou outra.

Eu adorava ver o Tom Sawyer. Mas o que me deixou mais emocionada esta manhã nem foi isso. É este fenómeno incrível de ouvirmos os primeiros acordes de uma música que nos diz algo, e imediatamente, abrir-se uma qualquer portinhola que dá para a cave das memórias mais antigas. E como essas memórias aparecem frescas e nítidas, como se tivessem estado a acompanhar-nos todos os dias... O embate é brutal, agita-nos as entranhas, e daí as lágrimas.

De repente vi com toda a clareza uma manhã de há quinhentos anos atrás, a minha mãe a voltar das compras com um livro para eu ler. Era o Tom Sawyer, e nem sei dizer o que foi que veio primeiro, os desenhos-animados ou o livro.

Um livro novo era sempre a melhor prenda que me poderiam dar. Nesse aspecto da minha educação sinto-me privilegiada. Nenhum dos meus pais foi além da instrução primária, mas sempre alimentaram esta minha paixão pelos livros. Naquele dia, a minha mãe comprou o Tom Sawyer sem qualquer critério, apenas porque sim. E foi a maior das alegrias.

Apenas uns poucos segundos de música. Mas hoje fez efeito, meu caro amigo. Um efeito do catano!...

5 comentários:

Célia disse...

Aqui há uns tempos voltei a ouvir a música do Bocas, que adorava ver quando era mais nova... Até me veio a lagriminha ao olho.

Joao Forte @ Blog disse...

É incrivel o k se pode sentir com estas musicas...ás vezes penso "será que os putos de hoje vão ter musicas para recordar?"
Bjinhos

Anónimo disse...

Com uma lágrima no canto do olho, com uma lágrima no canto do olho...

Pois, cada um com as suas mimórias e motivações, eu por exemplo é mais a "Grandola Vila Vila Morena",
Vidas....

fernando lucas disse...

Este livro de Mark Twain é dado em aulas de literatura nos "Estates".

Anónimo disse...

eu gosto do vitinho!lembrome de cantarolar exe ganda som!