segunda-feira, abril 23, 2007

(I)rracionalidades

Tal como já referi por alto em tempos, andamos (eu, a minha irmã, o meu pai, sobrinha, gato, rouxinol) a caminho do hospital com a minha mãe, em busca de uma cirurgia que já se viu que é inevitável, e vai sendo cada vez mais urgente.

Pensávamos que estava para breve, tipo o mês que vem. Infelizmente, hoje a consulta de Anestesiologia trouxe-nos um grande balde de água fria: os valores da tiróide estão muito alterados, e a anestesista deu um parecer negativo à cirurgia. Recambiou-nos para Medicina, para regularizar os valores, e nessa altura re-avaliar a situação.

A minha mãe já retirou a tiróide há cinco anos atrás, e desde então aqueles valores nunca mais bateram certo. Como é que agora vão conseguir equilibrar aquilo e quanto tempo vai ainda durar? Não sei.

Só fiquei perplexa com a minha reacção a esta novidade. Por um lado o meu lado racional reconhece que a médica até está a defender os interesses da minha mãe, porque afinal, se ela for para a cirurgia e depois alguma coisa correr mal, eu cá estarei para pedir responsabilidades. Eles também têm que se defender, estas coisas não são como nós queremos e a minha mãe tem montes de problemas que a tornam numa doente de risco. Eu sei isto tudo.

Mas por outro lado, tenho a dizer que fiquei a odiar aquela médica de morte. Que lhe ganhei uma raiva naquele mesmo instante, que a minha vontade foi subir para cima da mesa, apertar-lhe o pescoço e obrigá-la a fazer um relatório favorável, para tirar a minha mãe, e nós todos, desta aflição em que andamos já há meses. O meu lado irracional tinha vontade a de a ver a sofrer. Palavra de honra. Sinto-me uma autêntica mulher das cavernas, hoje... :-(

10 comentários:

Pedro Aniceto disse...

É uma loura com ar de tia? (tive péssima impressão dela no início mas tive de reconsiderar, foi extremamente conscenciosa no escrutínio cardíaco...)

eskisito disse...

Eu compreendo bem essa necessidade imperiosa de acção.
No meu caso foi o meu pai, e houve mesmo incompetência. Um médico disse que não, mandou-o para casa. Dois dias depois entrou pelas urgências e teve direito a 6 médicos. Ainda hoje não sabemos o que foi, mas ele ia morrendo.
Aqui, digo-te o seguinte: se puderes, pede uma segunda opinião. Muitas vezes é possível, eles é que não querem arriscar com medo de serem processados.

Boa sorte e as melhoras.

eskisito

blimunda sete luas disse...

Pedro, não é a mesma de certeza, porque não estamos na MAC mas sim no hospital mais perto da nossa área de residência.

Eskisito, isso é também o que eu acho. Não é que ela não possa ser operada, aquela anestesista não assume a responsabilidade de a operar naquelas condições...

ddm disse...

Tem calma... gostava de te conseguir ajudar mais.

Anónimo disse...

"A anestesista não assume a responabilidade de a operar naquelas condições" - se calhar pq ela não tem condições para ser submetida a uma anestesia geral e procedimentos cirurgicos invasivos, não? Mas tenho a certeza que a seguir ai estariam todos de cutelo afiado para processar tudo e todos com muitos directos na TVI... As melhoras da sua Mãe

Perola Granito disse...

As melhoras.

Anónimo disse...

Porque é que são sempre os anónimos...

Caro amigo(a), fica a saber que não somos pessoas de má indole (a doente em causa também é a minha mãe)", não tolero sequer a ideia de aproveitar qualquer facto pessoal para aparecimentos públicos. Não vejo a TVI.
Assim, do que se trata aqui é duma grande insegurança entre a urgência diária na solução de um problema que se está a agravar tb diariamente, e a responsabilidade, que se quer partilhada entre nós e os profissionais de saúde, de modo a que se vejam todos os lados e não só um, como me pareceu o caso do veredicto desta anastesista.

Toze disse...

Sem saber que dizer...

Um beijo

Anónimo disse...

Blimunda, só posso deixar um abraço apertado... Compreendo a sua angústia. As mães nunca deviam ficar doentes.
Espero que tudo corra pelo melhor.

Anónimo disse...

Desejo muita sorte para a mãe de Blimunda Sete-Luas! As mães são um bem de tal modo precioso, que, para mim, todos os dias deviam ser delas! :)

Um beijinho e as melhoras!*