terça-feira, março 28, 2006

Ufa!!...

Andei meses a ler "O Livro Secreto de João". O entusiamo inicial da compra, descrito aqui, não se desvaneceu, mas empacou numa leitura muito mais difícil do que eu imaginava.

São textos muito, muito antigos, alguns deles escritos nos primeiros cem anos após o nascimento de Jesus Cristo, e dão conta de uma versão da origem do universo tão alternativa à que é narrada no próprio Velho Testamento, que consegue fazer do Deus "Javé", originário do Deus da Igreja Católica, uma mera criatura emanada de uma potência muito maior. Portanto, quando esse "Javé" se auto-proclama como o único Deus, não havendo outro para além dele (primeiro mandamento do Velho Testamento, certo?), está apenas a ser arrogante e a ofender, tanto a nossa verdadeira origem, quanto a dele próprio.

Basicamente, e de acordo com os gnósticos, toda a matéria, ou seja, todo o universo tal como o conhecemos, resulta de uma situação anómala, que não era suposto ter acontecido. Uma granda bronca, portantos. E depois deu nisto, que é aquilo que nós somos. Mas há salvação, porque mesmo sendo nós todos um aborto de proporções galácticas, temos em nós a essencia do inominável, auto-gerado, origem e potência de tudo o que é. Há divindade em nós. Poucochinha, mas há.

Adiante. Nos próximos tempos vou dedicar-me a umas leituras mais "leves". Tal como a que já aparece ali ao lado. Fui ver o filme aqui há uns tempos e constatei que as histórias de amor, quando são bem contadas, são sempre muito bonitas e comoventes...

Sem comentários: