segunda-feira, julho 25, 2005

Jesus!

Hoje trouxe para casa um autêntico tesouro. Estou rica, mesmo sem euro milhões.

Comprei os dois primeiros volumes de um conjunto de três, que estes senhores fizeram o favor de traduzir do castelhano, num trabalho que assim à primeira vista me parece ser de bastante qualidade. Finalmente, finalmente!, uma tradução para português de jeito dos Evangelhos Gnósticos! Tenho nas minhas mãos, com o papel a cheirar a novo, O Livro Secreto de João e outros Textos Gnósticos, e também Evangelhos Gnósticos. Autênticas preciosidades como o “Evangelho de Tomé”, “O Evangelho de Maria (Madalena)” e o “Evangelho de Filipe”, entre outros. Eu nem estou em mim de tanta felicidade! Falta-me agora ter acesso ao terceiro volume, A Revelação de Pedro e Outros Textos Gnósticos.

Estes textos nunca integraram o Novo Testamento e desde sempre foram rejeitados pelas correntes ortodoxas do cristianismo. É nos Evangelhos Gnósticos, ou apócrifos, que podemos encontrar histórias desde sempre incómodas para os católicos, tais como esta, retirada do Evangelho de Filipe: “E a companheira do [Salvador é] Maria Madalena. O [Salvador] amava-a mais do que a todos os discípulos e beijava-a frequentemente na [boca].”

Isto contado desta maneira pode parecer um bocado estúpido, mas confesso que quando vi estes livros na prateleira do Jumbo o meu coração deu um salto, exclamei um “ah!” de alegria que se ouviu uns bons metros à volta (algumas pessoas chegaram a olhar-me de maneira esquisita, mas estou-me a borrifar para elas), e a verdade é que, algumas horas passadas, ainda não consegui aquietar-me completamente.

Neste momento, a única coisa que ocupa o meu espírito, para além da urgência de ler isto tudo é: QUERO COMPRAR O TERCEIRO VOLUME JÁ! PORQUE É QUE NÃO ESTAVA AO PÉ DOS OUTROS?! HEIN? ONDE É QUE ESTÁ… O TERCEIRO VOL… PRECISO DO TERC… VOL… URGENT… É UM CASO DE VIDA OU MORT…

… Estas coisas põem-me louca.

6 comentários:

blimunda sete luas disse...

Não foi editado? A sério? Ainda não tinha percebido isso, que o site dos gaijos não me esclareceu em nada.

Então e agora... Vou ficar nesta angústia até quando?... Raios partam isto!...

Anónimo disse...

Ó Senhor Joaquim Varela o Artur Varatojo é um ser humano muito especial, tenho provas.

blimunda sete luas disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

Eh pá não percebo patavina de religião, mas achei isso muito interessante. Vai lendo e não te esqueças de ir dando conhecimento ao pessoal. Por mim fico à espera.

blimunda sete luas disse...

Rosa,

Podes estar descansadinha! Este assunto é um dos que mais me apaixona, de moldes que o mais provável é ouvires falar dele até já não me poderes aturar!

"não te esqueças de ir dando conhecimento"... Tá bem, tá bem, e eu lá vou ser capaz, nos próximos tempos, de falar em outra coisa?...

Beijos, a ver se nos encontramos em breve numa terra qualquer esquisita!

Anónimo disse...

Contem comigo e com a minha metade que "pra comer e buer a malta tá sempre pronta". E nada como uma boa discussão sobre religião para animar (e me deixar ainda mais confusa). Será que desta vez podemos contar com ex-Joaquim, actual Jasim al-Tay não sei dos quantos?...Era giro haver uma discussão deste género com um convertido ao islamismo!