terça-feira, julho 05, 2005

Amargos de boca

Os doces são um vício como outro qualquer. Manter bons hábitos alimentares é uma questão de disciplina, de mentalização. Aparentemente é simples mas não é, sobretudo quando cai do céu aos trambolhões (leia-se: da casa da mãe) uma caixa cheia de bolinhos miniatura que têm esta capacidade espantosa de nos invadir o cérebro antes mesmo de os metermos na boca. E lá ficam eles, a chamarem-nos do frigorífico, a insinuarem-se, com mil promessas de eterna felicidade que a gente sabe que são enganadoras, mas tão tentadoras, meu Deus… Nunca, mas nunca, se deve deixar um viciado com fácil acesso ao objecto da sua tentação, a disciplina e a mentalização ficam logo com as perninhas a tremer.

Uma solução possível para o problema era boicotar quem me boicota a dieta, ou seja, deitar tudo fora e pronto. Mas e depois quem é que me livra dos pesos de consciência, aquela que diz que a comida não é para deitar fora, porque temos que respeitar quem não tem o que comer e tal…

Andei dois dias nisto. Bolos no frigorífico: cada vez menos. Disciplina e mentalização: a minguarem tal e qual como o número de bolos no frigorífico. Iria acabar por comê-los todos se não fizesse alguma coisa para acabar com este ciclo vicioso. Há bocado fui-me a eles, comi dois, e a seguir pedi muitas desculpas às criancinhas da Etiópia mas espetei com o resto no caixote do lixo. Amanhã de manhã saem logo comigo a caminho do contentor, que é a única maneira de parar de pensar neles (mais uma infracção: o lixo deve ser sempre despejado à noite. Estão a ver como qualquer vício nos torna pessoas más?).

Era o que faltava. Afinal quem é que manda aqui em casa, eu, ou meia-dúzia de pastéis de nata?... Estou firme e hirta na minha opção por uma alimentação equilibrada e saudável! Fora, pastéis de nata, fora!

… Na verdade não eram só pastéis de nata... Também havia daqueles em forma de rim, cheios de creme por dentro, são dos que eu mais gosto... É melhor nem pensar mais nisto, senão ainda passo pela humilhação de os ir buscar de volta ao caixote. Estão metidos dentro da caixa, ainda devem estar bons… Não?...

3 comentários:

Anónimo disse...

Para acabares de vez com esses problemas de consciência, conheço um sítio, mesmo por cima do IAC, que era capaz de apreciar umas bombitas de calorias... é que não se pode estragar nada e andar um bocadinho a pé até faz bem!

blimunda sete luas disse...

Bem vinda, cara amiga! Resolvido o problemazito dos comentários, hein? Se isso te faz sentir melhor, outra "chavala" das que por aqui andam andou às turras com o mesmo problema. De facto, já tinha estranhado este silêncio...

Quanto aos bolitos, pois o coro de protestos aumenta gradualmente. Estou a ver que ainda se cria alguma comissão pela defesa dos direitos dos bolos...

Anónimo disse...

Sacrílega!!!!
E tal como previas... Depois dizes que não andas obcecada, o que segundo o dicionário Universal da Texto Editora é: "Tornar contumaz no erro".
Já te avisei que não podemos ser radicais... principalmente quando se trata de coisas deliciosas como bolinhos miniatura... ou gelados de chocolate...Oops!